O INSTITUTO FLORAVIDA é uma organização civil sem fins econômicos, de direito privado e caráter socioambiental, que possui a missão de contribuir com a transformação socioambiental das comunidades inseridas em suas iniciativas, promovendo a educação em defesa da vida.

MISSÃO DO INSTITUTO:

Desenvolver iniciativas de conservação da natureza, saúde, educação socioambiental e de valorização das cadeias produtivas da sociobiodiversidade, contribuindo por um mundo melhor.

VISÃO DE FUTURO:

Em 2020, a equipe do Instituto Floravida atuará de forma mais estratégica e alinhada conceitualmente aos ideais mundiais de transformação socioambiental. Seus programas influenciarão políticas públicas para a promoção do desenvolvimento com sustentabilidade, buscando ser uma referência no terceiro setor.

Desta forma, atuamos nesses três eixos, através dos nossos programas e projetos com os seguintes objetivos:

POLÍTICAS PÚBLICAS:

  • Acolhimento e fortalecimento de vínculos;
  • Políticas de Conservação Ambiental: Mosaicos, Áreas Protegidas, PANs, Tecnologias de Baixo Carbono, Mudanças Climáticas, Repartição de Benefícios.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE:

  • Funcionários, Público do entorno das fábricas do Grupo Centroflora e Givaudan Brasil.

CADEIAS DE VALOR:

  • Diagnósticos, Planos de Desenvolvimento e Assessoria no desenvolvimento de arranjos produtivos de ingredientes naturais.

Para o desenvolvimento dessas atividades, o Floravida tem uma equipe multidisciplinar envolvida na implementação de seus programas em âmbito nacional e internacional. Mantém uma forte história de atuação nos municípios onde estão localizadas sua sede, Botucatu (SP) e Filial, Parnaíba (PI), sendo atendidas mensalmente uma média de 2.500 pessoas através de nossos 7 programas, que trouxeram importantes certificações para o Floravida como Utilidade Pública Nacional e CEBAS – Assistência Social Beneficente Certificado de Entidade, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Além disso, Floravida opera o Programa de Uso Ético da Sociobiodiversidade, visando o desenvolvimento socioprodutivo de Cadeias de Valor, com base em princípios de sustentabilidade promovendo a geração de renda e conservação ambiental em diversas bases de suprimento de indústrias nacionais e internacionais, atendendo mais de 700 famílias. Outra linha de atuação de grande impacto do Floravida são as Ações de Educação Ambiental que permeiam todos os Programas e contam com uma equipe especializada para atuar nas mais diversas esferas de temas socioambientais. Em virtude da nossa atuação e reconhecimento regional, em 2017 recebemos a chancela de “Sala Verde”, um programa do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo fortalecer as ações de Educação Ambiental num âmbito nacional.