Project Description

PRÓ-SAÚDE

O Instituto Floravida desde 2006 passou a desempenhar atividades na região de Parnaíba- Piauí, por meio do Programa Pró-saúde. A iniciativa objetiva promover práticas e processos que fortaleçam as condições de saúde e cidadania da comunidade com maior vulnerabilidade social em torno da Unidade Industrial da Anidro do Brasil no Município. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode-se dizer que a saúde é como uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.  A proposta do programa engloba ações preventivas de saúde através dos projetos Mais Saúde, Farmácia Viva PI e Gol para a vida, tendo como foco os bairros Igaraçu, Rosápolis e Lagoa da Prata.

MAIS SAÚDE

  • O Mais Saúde visa abranger o atendimento acolhedor à saúde das famílias inseridas nas comunidades do entorno da fábrica da Anidro do Brasil em Parnaíba. Em parceria com a Prefeitura Municipal desempenha atividades na Unidade Básica de Saúde – módulo 32 – através de ações médicas, promoção à saúde e educação socioambiental, com atividades físicas, lúdicas e sociais com crianças, jovens, adultos e idosos. O intuito é lidar com os fatores que impactam a saúde da população em geral, tais como, estrutura social, distribuição de recursos, entre outros. Atualmente o projeto atende um grupo com 40 pessoas, conhecido por Grupo AME – Atividades para melhor idade.

FARMÁCIA VIVA PI

  • O Farmácia Viva PI, iniciou suas atividades em 2011 na cidade de Parnaíba- PI inspirado na iniciativa de mesmo nome fundada pelo farmacêutico Professor Dr. Francisco José de Abreu Matos e propõe a valorização das plantas medicinais como ferramentas promotoras de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como metodologia explorar descobertas sensitivas e servir como base para pesquisas atendendo a estudantes, instituições públicas ou privadas e a comunidade por meio de palestras, roda de conversas, vitrines vivas e atividades práticas, como trilhas em meio a natureza e produção de mudas.A interação com o ambiente fortalece os pontos a respeito da natureza, tornando as vivências mais intensas. O envolvimento dos participantes com o horto acontece de forma enriquecedora, orientando e conscientizando a população de modo geral. O horto possui 19 espécies de plantas medicinais, acompanhadas de etiquetas de receituários com informações de manejo, uso e cuidados, disponibilizadas para a Unidade Básica de Saúde – Modulo 32, colégios e entidades.

GOL PARA A VIDA

  • Inspirado no futebol de rua, o “futebol desinteressado”, o Instituto Floravida, através do Projeto Gol para Vida, oferece um espaço para que meninos e meninas, crianças e adolescentes de 07 a 15 anos possam jogar futebol, mas não só o jogo em si, como também oferta o espaço para ocorrer interação e socialização. O projeto tem como objetivo a promoção de saúde e bem-estar, a todas as crianças e adolescentes assistidas, através de palestras sobre educação sexual, prevenção ao suicídio, aplicando questionários para monitoramento dos participantes e já nas práticas físicas apurando dados antropométricos para controlar a desnutrição e obesidade infantil.O projeto busca a educação de qualidade a todos os cidadãos de forma igualitária, sendo feito monitoramento escolar juntamente com os gestores para acompanhar o rendimento e comportamento dos alunos. O Gol para Vida utiliza a metodologia do “Futebol 3 tempos”, por meio da qual se busca a inclusão social, já que é possível ver meninos e meninas jogando juntos na mesma equipe, e os jogadores são mobilizados a criarem regras de convívio social e respeito ao próximo.