Project Description

CENTROFAUNA

O Programa Centrofauna é um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e uma Área de Soltura e Monitoramento de Fauna (ASMF) localizado em Botucatu, SP. O Programa atua em parceria com o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS – FMVZ – UNESP) e acolhe aves silvestres de 3 Ordens: Passeriformes; Pisciformes e Psitacídeos, advindas por apreensão, resgate, acidentes rodoviários, ordem judicial e entrega voluntária. Todos os animais acolhidos são identificados, marcados, recebem atendimento médico veterinário e permanecem em quarentena, até o encaminhamento interno para processo de reabilitação e soltura.

O trabalho do CETAS visa prestar um atendimento integral ao animal desde a sua recepção, manutenção até destinação final, já que a soltura indiscriminada pode acarretar em danos para a conservação do ambiente, manejo da espécie, ecologia local e conservação do bioma em questão. Por outro lado, quando realizada corretamente, passa a ser um instrumento de conservação da biodiversidade. Assim, o Programa conta com um alto potencial para apoiar com ações, infraestrutura e conhecimento nas atividades voltadas para a reabilitação e soltura de aves no Estado de São Paulo, que ocorrem naturalmente nos biomas de Cerrado e Mata Atlântica, além de reabilitar e encaminhar indivíduos para repatriamento e soltura em biomas naturais da espécie em questão.

As ASMF são propriedades rurais cadastradas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para receber animais silvestres reabilitados que se encontrem aptos a voltar à vida livre. Assim, os indivíduos que respondem ao processo de reabilitação são soltos em nossa Área de Soltura, outras áreas cadastradas em nosso guarda-chuva no Sistema de Gestão da Fauna (GFau) ou encaminhados para reintrodução em outros biomas. Já as aves que possuem deficiências físicas ou apresentam comportamentos limitantes que os impeçam de retornar a vida livre permanecem em nosso Setor de Educação Ambiental, onde ocorrem visitas monitoradas visando desenvolver o Projeto de Educação Ambiental ‘Vale a Pena’, apoiando na construção de cidadãos sensibilizados e sujeitos transformadores da atual realidade, através da cultura de admiração e convívio com a fauna livre de encarceramento, tráfico e maus tratos.

Centro de Triagem de Animais Silvestres

Assista o Vídeo do Programa
  • O Programa conta com um alto potencial para apoiar com ações, infraestrutura e conhecimento nas atividades voltadas para a reabilitação e soltura de aves no Estado de São Paulo, que ocorrem naturalmente nos biomas de Cerrado e Mata Atlântica, além de reabilitar e encaminhar indivíduos para repatriamento e soltura em biomas naturais da espécie em questão..