Project Description

A ESCOLA VAI À MATA

O Programa “A Escola Vai à Mata” desenvolve vivências sensibilizadoras e processos contínuos de Educação Ambiental crítica, a fim de contribuir para transformação positiva nas relações das pessoas com o meio em que vivem.

Os processos pedagógicos ocorrem em uma área de reserva legal pertencente ao Grupo Centroflora, G Nutra e Parcerias para um Mundo Melhor, num total de 9,63 hectares de mata, que representa muito bem a fitofisionomia de Botucatu, composta por Cerrado e Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual). Além desse espaço, o Programa atua também diretamente nas comunidades que são atendidas pelo trabalho.

Hoje o Programa “A Escola Vai à Mata” atende as faixas etárias a partir de 4 anos, inclusive adultos e idosos. Para que o público seja atendido em sua integralidade, há uma equipe capacitada para atuar nas mais diversas esferas de temas socioambientais.

Ao receber colégios e universidades é realizado um alinhamento das atividades do Programa aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, dessa maneira as vivências tornam-se uma ferramenta que contribui ativamente com o trabalho realizado pelos professores. Assuntos como fauna, flora, resíduos, ecologia, mudanças climáticas e outros são trabalhados com os grupos através de dinâmicas e vivências planejadas sob medida.
Há uma ampla variedade de espaços pedagógicos para que o público tenha experiências inesquecíveis. São eles: Horta Orgânica, Jardim Medicinal, Composteira Industrial, Palco da Mata, Viveiro de mudas, duas Trilhas na mata (Tangará e Cipó) e Setor de Educação Ambiental do Programa “Centrofauna” onde é possível observar algumas espécies de aves e se sensibilizar a respeito do tráfico de fauna, cativeiro ilegal de aves e maus-tratos aos animais.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Programa também tem um histórico de atuação com processos contínuos de Educação Ambiental com alguns grupos,
o de maior destaque é o Projeto Jequitibá, descrito logo abaixo:”

Assista o Vídeo do Programa
  • Projeto Jequitibá – Idosos: Grupos atendidos em parceria com os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Centro de Convivência do Idoso “Aconchego” e Posto de Saúde da Família.
  • Projeto APAE – Crianças, Adolescentes e Adultos com deficiência intelectual: Grupos atendidos em parceria com a APAE-Botucatu
  • Projeto Agentes Ambientais – Crianças e Adolescentes: Grupos atendidos em parceria com a Associação Fraternal Pelicano e Programa “Adolescer”.

Venha conhecer esse trabalho, agende já sua visita através dos contatos abaixo:

Stéfano Fais Demattê Gomes – Celular: (19) 99624-2310 –  E-mail: sgomes@floravida.org.br

Aline Praxedes Mesquita – Celular: (11) 99237-6634 – E-mail: amesquita@floravida.org.br

Telefone: (14) 3811-3520 ramal 2802″